sábado, 17 de outubro de 2009

PERFIL DE URUBURETAMA

HISTÓRICO

Fundação: 19/11/1720(288 anos)
Emancipação Politica : 01/08/1890
Instalação: 19/08/1890
Toponímia: Pátria ou Lugar dos Urubus
Variação Toponímica: Serra dos Corvos, Sitio Arraial, São João do Arraial, São João da Uruburetama ,Arraial e Uruburetama.
Padroeiro: São João Batista
Dia: 24 de junho
Arquitetura: Nossa cidade traz nas fachadas de seus mais de 77 casarões antigo o seu passado glorioso, são prédios do começo do século XVIII, período onde a cana-de-açúcar era nossa principal fonte de riqueza, seus barões para mostra seu poder e prestigio construíam suas moradias com estilo e luxo para assim se destacar. Nosso Centro Histórico traz aos visitantes belíssimas riquezas arquitetônicas das quais podemos destacar: Cadeia Municipal, Casarão da Dra. Heloína, Casarão da Dona Zilar, etc.
Evolução política: O Dec. Nº 34, de 1º de agosto de 1890, criou o município, com sede na povoação de Arraial, então, elevado à vila , sendo inaugurado a 19 do mesmo mês. Suprimido pela Lei nº 453, de 22 de agosto de 1898, foi restaurado pela de nº 526, de 28 de julho de 1899, com o nome de São João da Uruburetama, dando-se a reinauguração a 14 de setembro. Com o vigente do Dec. nº 1156, de 04 de dezembro de 1933, voltou a ter o nome de Arraial, até que o Dec. nº 448, de 20 de dezembro de 1938, anexo nº 01, nota nº 24 da 2ª parte, fixou a denominação – Uruburetama. A vila fora elevada a categoria de cidade pelo Dec. nº 28 de julho de 1931.
Formação Eclesiástica: Com o nome de São João da Imperatriz e desmembrada da de Itapipoca, foi criada a freguesia sendo elevada à categoria de matriz a capela de São João do Arraial, pela Lei nº 2112, de 15 de dezembro de 1885. A instituição canônica deu-se pela provisão de 27 de dezembro de 1886, firmada por D. Joaquim para ai o padre João Dantas Ferreira Lima, então vigário de Ipueiras, que tomou posse a 16 de janeiro de 1887. Essa criação deve-se aos esforços do Alferes Manuel Casimiro Soares e do Padre Antero José de Lima, então vigário da Imperatriz, hoje Itapipoca.
Etimologia: A cidade está encravada na data de sesmaria concedida ao Capitão-Mór Bento Coelho de Morais e a sua neta Maria da Assunção, em 19 de novembro de 1720 retificada por outra de 6 de junho de 1725 e havida em herança pelo Tenente-Coronel Manuel Pereira Pinto e sua mulher Floriana Coelho de Morais, genro e filha do primeiro e pais da segunda. Isso a 282 anos atrás, quando nossa cidade começava a dar sues primeiros passos, para torna-se o que é hoje. Essas terras tinham sede naquela época no “Sitio Arraial”, nome que aparece pela primeira vez em documentos públicos na escritura lavrada em 09 de agosto de 1761 e assinada pelo Padre Estevão Velho Cabral de Melo, que tendo recebido anteriormente em doação três léguas de terras, do mesmo sitio para seu patrimônio sacerdotal, as reverteu aos doadores, reservado para si apenas um quarto de légua no lugar onde ele tinha “casa de moradia, com seu engenho de moer cana”. Tal denominação – Arraial – conservou-se daí para frente entre o povo e nas relações oficiais e eclesiásticas, e tem explicação no fato de ter sido encontrado aqui, pelos primeiros colonizadores, uma maloca de índios, por eles combatida. A Lei nº 526, de 23 de julho de 1899, deu-lhe o titulo de São João da Uruburetama, nome do padroeiro local adicionado ao da serra em que a cidade se encontra. Uruburetama é indígena e significa “ninho ou pátria de urubus”: - de urubu, ave e retama, pátria, região, lugar( J. de Alencar). Ou, conforme o Senador Pompeu, uma correção de – urubu-reté-taba – “casa de muitos urubus”. O Dec. nº 448, de 20 dezembro de 1938, adotou o topônimo – URUBURETAMA.


GEOGRAFIA


Área: 97,107km²
Área(% em relação ao estado): 0.65%
Altitude: 210m
Latitude: 3º 38’
Longitude: 39° 30’
Mesorregião: Norte
Microrregião: Litoral Oeste/Vale do Curu
Limites: Norte: Trairi e Itapipoca; Sul: Umirim e Itapajé; Oeste: Tururu e Umirim; Leste: Itapajé e Itapipoca.
Distritos: Sede, Santa Luzia, Itacolomy e Mundaú.
Acidentes Geográficos: O município de Uruburetama, cujo território se estende pelo maciço do mesmo nome, cujo território se estende parte pela sertão, oferece topografia acidentada, sendo os seguintes seus principais acidentes geográficos: serra do pau alto, serra de Santa Úrsula, Pico Santo Antonio, Pico Beijar-flor, pico do Itapicu, serrote Rajada, serrote verde, serrote do jenipapo, serrote Mundo Novo, serrote água fresca, serrote são domingos, serrote maracajá, rio mundaú, rio curu, riacho roncador, riacho Severino, riacho seriema, riacho preto, rio maniçoba, riacho melancia, riacho Jaguaribe, riacho tambuatã, riacho cachoeira e lagoa do Inácio.
Recursos Hídricos: Açude Mundaú (Litoral), 01 adutora e 16 poços.
Atrativos Naturais: Temos muitas bicas e matas, prontas pra o ecoturismo e o turismo de aventuras, entre nossos pontos principais: Bica do Itacolomy, Açude mundaú, Bica Brinco de Ouro, Floreta de Orquídeas, Restaurante e Chalés Tempero da Serra, etc.


Casa da Memória de Uruburetama

Fonte: George Freitas – Historiador (2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário